sexta-feira, 10 de abril de 2009

25 Estados, um DF e uma Capitania Hereditária

Nos livros de Geografia o Brasil é dividido em 26 estados e um distrito federal. Mas a quem diga que na verdade temos outra divisão em nosso país.
Essa divisão seria: 25 estados, um Distrito Federal e uma Capitania Hereditária.
Por mais que o tempo passe, as pessoas que comandam o país são sempre as mesmas. Pegamos o caso da “Capitania” do Maranhão, José Sarney, Ex-Presidente da República, um político muito influênte em seu estado e senador pelo Mara... ou melhor... pelo Amapá?
Esta certo que ele teve sua vida política inteira no Maranhão mas agora é Senador pelo Amapá. E o senador do Maranhão nada mais é do que a filha de José Sarney, Roseana Sarney e o outro senador também é do mesmo partido da família Sarney, Lobão Filho, do PMDB.
Ainda existem lugares no Brasil onde o poder é algo familiar, hereditário. Pouco tempo depois de Sarney assumir a presidência do Senado – mais uma vez – surgiu a ideia de cassar o mandato do Governador do Maranhão Jackson Lago do PDT – partido de oposição a Sarney - por irregularidades na campanha de 2006, isso depois de mais de dois anos de Governo, mas porque será que só agora?
Caso o Governador tenha tenha seu mandato cassado, quem será que vai assumir o governo do Maranhão? O Segundo colocado nas eleições seria o mais óbvio, e quem é ele? Não é ele é ela, Roseana Sarney, isso mesma filha DELE...
Enquanto, o "padim" da Bahia partiu dessa para a melhor e não conseguiu fazer do Estado uma Capitania Hereditária, no Maranhão parece que será diferente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário